A cachaça é, sem dúvida, uma das bebidas mais peculiares do povo brasileiro. Levando em consideração que a primeira destilação de cachaça no Brasil foi realizada por volta do ano de 1532, percebemos como a história da cachaça está intimamente ligada com a própria história do país. Para entendermos um pouco mais sobre a origem da cachaça, voltemos ao tempo da escravatura, onde escravos trabalhavam com a moagem da cana de açúcar, após isso realizando a fervura do caldo obtido e colocando para esfriar em fôrmas. Desse líquido resfriado resultava a rapadura que era usada para adoçar bebidas. Quando acontecia do caldo fermentar, o produto originado da fermentação era descartado já que não era útil para adoçar. Alguns escravos acabavam bebendo tal bebida e com isso trabalhavam com mais entusiasmo sendo isso incentivado pelos senhores do engenho. Com o passar do tempo, houve um aperfeiçoamento dessa bebida, passando a ser destilada e filtrada e originando de fato a cachaça. A cachaça sempre esteve associada a uma certa clandestinidade. Seu consumo estava associado a uma bebida de má qualidade, voltada para o uso popular e de apelo ruim. Isso foi mudando ao longo dos anos e a cachaça adquiriu o status de uma bebida respeitada não só no Brasil mas também em todo o mundo. A bebida consagrou-se como uma bebida nacional, passando a ser um símbolo cultural do país e tornando-se de vez um produto original brasileiro. A cachaça revela muito mais do que somente uma maneira de produção dessa bebida em todo o território nacional, trata-se de um verdadeiro panorama do nosso país e da nossa cultura, um panorama de sabores e aromas do povo brasileiro, um verdadeiro resgate da própria história do país. Nesse cenário tão cheio de nuances culturais e nacionais, destaca-se a produção nacional da cachaça artesanal, bebidas que são produzidas de maneira tradicional e que se diferenciam das cachaças industriais. Essas bebidas artesanais possuem uma enorme diversidade de produtores e alambiqueiros pelo país todo, movimentando um enorme mercado de consumo de cachaças artesanais. Quando a produção desse tipo de cachaça é realizada por bons alambiqueiros, resulta em uma bebida muito mais rica em sabor e aroma do que uma bebida de origem industrial. No Artesanal Clube contamos com parceiros produtores de cachaça artesanal que possuem alambiqueiros de altíssima competência. Isso resulta em bebidas de altíssima qualidade que são entregues diretamente na casa dos participantes do nosso clube de cachaças artesanais. Clique aqui e conheça mais. Há algumas curiosidades bem interessantes sobre as cachaças que você vai gostar de saber. Confira abaixo:

A cachaça pode ser amarelada ou branca

A cachaça pode ser comercializada em duas cores diferentes que são definidas de acordo com o seu tipo de produção. A cachaça branca costumeiramente é o tipo de bebida que não sofreu nenhum tipo de envelhecimento em todo o processo de produção, não gerando nenhum tipo de alteração de cor no produto. Nesse caso a cachaça branca pode ou não ter passado por algum tipo de madeira. As que não passam por madeira, após a destilação a bebida é descansada em aço inox, seguindo após isso para o engarrafamento. Há cachaças brancas que passam por madeiras que não soltam coloração e por isso permanecem brancas mesmo após essa fase na madeira. Cachaças brancas possuem aromas e sabor mais intensos, pois possuem maior concentração de álcool. As cachaças amarelas apresentam essa cor pois foram armazenadas ou envelhecidas em madeira, porém, nem toda cachaça amarela foi necessariamente envelhecida em madeira. Uma cachaça amarela que não passou pelo processo de envelhecimento adquire essa cor devido à adição de calda de caramelo ou extratos de madeira. No Artesanal Clube temos os mais variados de cachaças. Nossos produtores parceiros disponibilizam aos participantes do nosso clube cachaças brancas e amareladas. Tudo para que você experimente o que há de mais diversificado no mercado de cachaças artesanais do país.

A cachaça pode ser armazenada ou envelhecida em madeira

Quando a cachaça fica armazenada em madeira, isso pode ocorrer por um período indeterminado, que pode variar de dois meses a três anos. O armazenamento é feito em tonéis de madeira sem definição de tamanho. Disso resulta o chamado amaciamento da bebida que influencia no sabor e aroma da cachaça, de acordo com o tipo de madeira onde ela é armazenada. No caso da cachaça envelhecida em madeira, cerca de 50% da bebida fica retida pelo período mínimo de um ano em tonéis de madeira com capacidade máxima de 700 litros. Esse período onde a bebida fica retida por uma quantidade maior de tempo em um tonel menor, resulta em alterações mais evidentes na cor, aroma e paladar.  Esperamos que tenha gostado de saber um pouco mais sobre essa bebida que carrega tanta riqueza da identidade nacional. Aqui no Artesanal Clube fazemos de nosso objetivo levar a cada vez mais pessoas cachaças artesanais que inspiram momentos de apreciação e alegria. Conheça agora mesmo o nosso clube de cachaças artesanais e faça parte do melhor clube de bebidas artesanais do Brasil.
Abrir chat
1
Precisando de ajuda?
Seja muito bem vindo(a)! O Artesanal Clube agradece o seu contato. Como podemos ajudá-lo(a)?